PROJETO DE REFLORESTAMENTO DE NASCENTES COMEÇA A SER REALIZADO EM ARAPUTANGA

O objetivo do Projeto é sensibilizar a população sobre a necessidade de preservar as nascentes e restaurar áreas já degradadas.

Por Luis Carlos Henrique

PROJETO DE REFLORESTAMENTO DE NASCENTES COMEÇA A SER REALIZADO EM ARAPUTANGA

Na tarde dessa quinta-feira (18/10), na Comunidade Rural “Rio Vermelho”, foi realizada a abertura das atividades do Projeto de Reflorestamento das Nascentes do Município de Araputanga”. Na oportunidade, foi realizado a apresentação do projeto e a distribuição de mudas a moradores da comunidade.

O projeto será desenvolvido pela Prefeitura Municipal de Araputanga, por meio da equipe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Desenvolvimento Urbano e Rural, em parceria com o Conselho Municipal de Meio Ambiente e Empresa Mato-Grossense de Pesquisa Assistência e Extensão Rural - EMPAER, objetivando sensibilizar a população sobre a necessidade de preservar as nascentes e restaurar áreas já degradadas.

As ações do projeto se concentrarão, primeiramente, nos arredores da Comunidade das Botas, compreendendo as comunidades de “Córrego da Prata”, “Nova Floresta”, “Boa Vista”, “Floresta “e “Córrego Vermelho”, onde se localizam as maiores áreas de assoreamento de rios e lagos do município de Araputanga.

“Essas são comunidades que estão muito afetadas com o processo de erosão e por isso queremos desenvolver aqui, por meio do projeto, ações educativas e de sensibilização da comunidade para preservar nascentes e investir na recuperação das áreas já degradadas”, frisou Willie Martes Ferreira, Gerente de Industria e Comércio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Desenvolvimento Rural e Urbano de Araputanga.

A Prefeitura Municipal de Araputanga desde o início do ano tem desenvolvido ações voltadas para a preservação ambiental, principalmente de nascentes de rios, tais como: O lançamento das atividades de reflorestamento e isolamento da nascente do Lago Azul, investimentos na  produção e distribuição de mudas por meio do viveiro municipal, solicitação de mais de 100 lascas de madeira junto ao Juizado Valante Ambiental de Mato Grosso, para o isolamento de nascentes e, o incentivo as ações da Associação de Reciclagem “Reciclar Pra Viver Melhor que no último ano recolheu e comercializou mais de 300 toneladas de lixo urbano.

“Esse é um projeto que reflete o nosso anseio em preservar o meio ambiente, por meio da sensibilização de toda a nossa comunidade, seja no campo ou na cidade. Até a atualidade já investimos e estabelecemos parcerias para a realização de ações voltadas à preservação ambiental, principalmente de nascentes e recuperação de áreas degradada”, frisou Joel Marins de Carvalho, Prefeito Municipal de Araputanga.